quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CFT

A ABluPk (Associação Blumenauense de Parkour) tem o orgulho de oferecer o CFT (Curso de Formação de Tracers). Sabemos que ninguém é capaz de “formar um tracer”, mas o curso tem por finalidade moldar o caráter de um verdadeiro tracer. O curso é totalmente gratuito. Inspirado em métodos de cursos militares, o CFT além de proporcionar uma grande bagagem teórica e prática sobre o parkour, tem por objetivo desenvolver nos alunos liderança e responsabilidade juntamente com respeito e altruísmo, mas principalmente um espírito forte. O curso é ministrado por três ex-militares da infantaria (dois cabos e um soldado da reserva) que treinam parkour desde 2006. Sendo todo o curso em regime “militar”, ele se caracteriza pelo grande desgaste físico dos alunos, levando os mesmos a chegarem em seus limites, conhecê-los e então superá-los com segurança e eficiência. Visa também preparar um tracer útil ao parkour de sua cidade, trazendo conhecimento necessário para o mesmo instruir os demais praticantes e também ter a responsabilidade e compromisso para levantar a bandeira do parkour na cidade.

"Se a carcaça não aguenta, a moral sustenta"

O curso é dividido em Período Básico e Período de Qualificação.

As instruções do Período de Instrução Individual Básica (PIIB) são baseadas no Sistema de Instrução Militar do Exército (SIMEB) e compõem-se das seguintes matérias:
Conduta Militar; Educação Moral e Cívica; Justiça e Disciplina; Primeiros Socorros; Camuflagem; Marchas e Estacionamentos; Ordem Unida; Orientação; Treinamento Físico Militar; Sobrevivência; Transposição de Curso D’água; Pista de Cordas e Técnicas Especiais.

"Muitos querem mais não podem, muitos podem mais não querem..."

O Período Básico iniciou no dia 03/11/2010 e teve duração de um mês.
Foram algumas noites de ordem unida, onde os alunos receberam o armamento - uma lajota de concreto (algo presente no mundo do parkour), em que eles carregaram durante todo o curso. Teve também alguns dias de treinos baseados no “Hell Night”. E dois campos. O primeiro campo foi de sobrevivência, onde os alunos levaram apenas uma faca/canivete, fogo e o armamento, e tiveram instruções básicas de sobrevivência (montagem de acampamento e alimentação animal e vegetal), pista de cordas, nós e amarras, guarnição do acampamento, muita corrida, muito rastejo e muita flexão.


O segundo campo foi iniciado com uma marcha de 26 Km, onde eles carregaram a mochila completa, com os kits obrigatórios (primeiros socorros, sobrevivência, anotação, higiene, tora, roupa), o armamento (a lajota) e algumas toras e cruzes que representavam os alunos q pediram pra sair. No segundo campo eles tiveram instruções avançadas de sobrevivência - como obtenção natural de fogo e água, montagem de abrigos, montagem de armadilhas e armas para caça -, primeiros socorros (ministrado por um bombeiro), transposição de curso d’água e transporte de feridos.
O Período Básico acabou com um mega “Hell Night”, no pico mais sinistro da cidade.

"No parkour não entra quem quer, só quem pode já é tradição..."

O curso começou com 10 alunos e apenas 5 concluíram o período básico. No Período de Qualificação, que será realizado no início de 2011, serão abertas vagas para novos alunos (inclusive para os que pediram pra sair no período básico), porém os 5 alunos que concluíram o período básico serão os instrutores dos novos alunos, desenvolvendo assim um maior espírito de liderança e responsabilidade neles.
O Período de Qualificação trará embasamento teórico e prático como:
História do parkour; Filosofia; Nutrição; Lesões (tratamento e prevenção); Metodologia de treino; Obstáculos negligenciados (corrida, natação, escalada, rastejo...); Adversidades (obstáculo molhado, pés descalços, mãos amarradas, transporte de feridos...); Alongamento/Aquecimento/Esfriamento; Treino Técnico/Psicológico/Físico.
Isso tudo será ministrado por profissionais de Nutrição, Educação Física, Bombeiro e talvez de Medicina também.

“Tá bom porque tá ruim, seria melhor se fosse pior!” (lema do curso)

Em breve escreveremos mais detalhes, quando for concluído o Período de Qualificação.
Treinem pesado!

9 comentários:

§e¢kSon disse...

O curso básico está em andamento ainda, o hellnight vai ser nesse sábado!!!!
Provavelmente vou concluir só no moral prq a carcaça vai morrer antes!!!

Rachacuca disse...

?

Gabriel disse...

"O curso é ministrado por três ex-militares da infantaria (dois cabos e um soldado da reserva) que treinam parkour desde 2006." Estes ex-militares são aptos a ministrarem tais atividades?

"Filosofia; Nutrição; Lesões (tratamento e prevenção); Alongamento/Aquecimento/Esfriamento; Treino Técnico/Psicológico/Físico."
Estes aspectos tambem serao abordados pelos ex-militares?

Parkour em Blumenau disse...

Só pra esclarecer, o curso é gratuito, os gastos com eles estão saindo do bolso dos instrutores.
Eles estão treinando a 4 anos e já tem um bom conhecimento teórico e pratico para repassar. Outra coisa, eles vão contar com ajuda de um nutricionista, um profissional de educação física, um bombeiro e quem sabe um médico, que ministrarão as aulas de sua determinada área.

Gabriel disse...

Aí sim mano! aconselho especificar isso na apresentação do CFT

Alan disse...

Bola um método do pessoal de fora participar :D

Fillipe Ramos disse...

Opa!
Olá pessoal de Santa Catarina.
Sou Fillipe Ramos da Movimente. Moro em Brasília e gostaria de registrar os meus parabéns pela iniciativa de fazer o CFT. Fiquei muito feliz ao ler como é o desenvolvimento do curso! Há algum tempo alimentava o sonho de realizar algo semelhante aqui, mas por problemas pessoais isso nunca pode sair do papel. Espero que realizem o CFT ao menos um ou duas vezes por ano. É uma idéia ótima e espero, assim que estiver melhor, ter a oportunidade de concluí-lo junto com vcs!

Grande abraço pessoal!

Gabriel Evangelista disse...

Caríssimos amigos, gostaria de saber se vcs planejam algo para janeiro. Sou servidor (RS) e estarei de licença. Adoraria passar divertidas noites no banhado, com a faca na bota e a detrminação na alma.
Se houver algo, por favor avisem, que dou um jeito de chegar aí. (além de aventureiro selvagem, sou mochileiro liso, que viaja embaixo de carreta).
valeu!
www.eusoufacanabota.blogspot.com

Fillipe Ramos disse...

Opa pessoal!
Não poderia deixar 2010 acabar sem destacar o CFT!
É isso ae! Feliz ano novo!
http://movimente-ong.blogspot.com/2010/12/destaque-para-o-ablupk-e-seu-cft.html